LESLIE APABLAZA SCHIMIDT (CHILE)

“De luces y sombras” (2018)

     

     

Duração: 30’

Classificação Etária Indicativa: 14 anos

   

Sinopse

Das luzes e sombras nasce um diálogo entre os movimentos.

Espectadores assistem os dois lados do recorte.

Naturalmente, vamos nos tornando o que a arte traz ao desenvolver sua permanência - um exercício que se depara com batidas sonoras,que cuidadosamente ajudam na observação de um comportamento expressivo que nos transporta, para um reservatório de instinto.

Ficha Técnica

Direção e interpretação: Leslie Apablaza

Assistente de Direção: Catalina Longás Thompson

Desenho de Luz: Lucas Gnecco

Leslie Apablaza Schmidt

Graduou-se e qualificou-se como Professor de Dança na Universidade de Artes e Ciências Sociais, com o projeto "Corpo Extraviado?" Para a construção de um corpo contemporâneo no cenário da dança no Chile hoje. Desempenhou no papel docente, abordando temas como metodologia de pesquisa, técnica contemporânea e improvisadora, enfim, ao seu aprofundamento nas terapias bioenergéticas, conseguindo vincular a dança e a visão no corpo.

Na vertente artística, desenvolveu-se como artista, colaborando com vários coreógrafos nacionais e internacionais, investigando sempre pesquisas sobre a linguagem corporal e novas propostas cênicas, dentro da dança contemporânea. Nos últimos anos, surgiu uma pesquisa em relação à atenção do estado (presentidade não seria melhor) presente ou movimento no jantar, abordando diferentes métodos que constroem a trabalhar, à frente dos quais se desenvolveu um espaço de pesquisa chamado Práticas Presentes. Entre os trabalhos mais recentes estão: Radix, oficina exploratória em Cerrillos e Workshop em Zodiak, Finlândia.

@Vanessa Igor